Curso prático: Como se fazem as cores?

Apresentação: O curso abordará o estudo da matéria de que se faz a cor na pintura clássica a partir de pesquisas dos receituários de manuscritos medievais produzidos a partir do século XV que serviram ao longo da história da arte como referência aos artistas acerca da manipulação dos materiais e técnicas de pintura até a era moderna. O “Livro de Como se Fazem as Cores” é uma obra medieval escrita em português de origem do século XV, contendo uma compilação de receitas sobre os materiais utilizados em pintura.

A proposta do curso é orientar cada participante a partir do estudo e utilização prática dos materiais tradicionais a realizar um estudo de pintura em óleo sobre tela tendo como referência uma obra-prima à sua escolha com a observação do estilo e paleta característicos de cada pintor. O curso proporciona o aprendizado do uso dos diversos óleos secativos, pigmentos, médiuns e tintas profissionais, testando as variadas técnicas artísticas da pintura clássica, com a experiência prática das veladuras, esfumados, transparências e impastos, cujo domínio de resultado tornou as obras de arte produzidas pelos grandes mestres da pintura memoráveis.  A partir de uma obra a sua escolha, cada participante irá reproduzir de forma orientada um trecho em detalhe de uma obra-prima de pintura em tela de um artista do período estilístico Barroco, com foco na produção artística entre o final do século XVI e meados do século XVIII, incluindo a pintura cusquenha produzida nesse período que historicamente considerou os ensinamentos do manuscrito de pintura de Francisco Pacheco (1564-1644, autor de “Arte de la Pintura, su antiguedad y grandezas”) e o estilo tenebrista de Francisco de Zurbarán (1598-1664).

 

Conteúdo teórico: Nesse curso iremos abordar os materiais artísticos e seus suportes até a origem da tinta a óleo. Todos os processos artísticos serão orientados passo-a-passo, desde o selamento e preparo da base da pintura, as características dos pigmentos e o papel dos aglutinantes, as qualidades dos médiuns, os vernizes e suas aplicações. Estudando a origem, composição e manipulação dos materiais, cada participante adquirirá mais segurança na escolha e utilização da grande gama de produtos artísticos existentes e disponíveis no mercado na atualidade. No caso de conservadores-restauradores, a compreensão das características dos materiais que constituem obra de arte, e de como a pintura é produzida, proporciona segurança quanto às tomadas de decisão pertinentes as diretrizes e metodologias escolhidas para o tratamento e conservação de uma pintura.

 

Público Alvo: pintores, escultores, artistas plásticos, historiadores, conservadores-restauradores, estudantes e público em geral interessado em compreender a construção da pintura em óleo sobre tela e suas variantes. Não é necessária a prática em pintura.

 

Cronograma do curso prático:

Aula 01 (dia 29/02) - O suporte da pintura: estudo sobre o preparo do suporte da pintura, as diferentes imprimações e seu efeito óptico no resultado da cor final de uma obra. Construção da imprimação e fundo da obra de arte escolhida. As características dos ingredientes animal, vegetal e mineral e a sua coexistência no contexto de uma pintura.

Aula 02 (dia 01/03) - A escolha dos materiais: tintas, pigmentos (diferenciação das suas características conforme a sua origem), aglutinantes (vegetais e animais), resinas (naturais e sintéticas), vernizes (composição e aplicação), pincéis (origem, formatos e usos); um panorama dos materiais artísticos em suas respectivas diferenciações e aplicações. Estudo prático de antigos receituários de pintura à óleo em suas variantes.

Aula 03 (dia 14/03) – Etapa de início da reprodução de um detalhe em escala da obra-prima escolhida, com a referência de um artista do período estilístico barroco, do final do século XVI a meados do século XVIII, seguindo orientações estabelecidas em aula. Observação da construção da cor na obra de arte escolhida, a paleta do artista como sua assinatura.

Aula 04 (Dia 15/03) - Linha e cor: a criação dos volumes em uma pintura bidimensional, luz e sombra no contraste claro/escuro. A construção óptica da cor por sobreposição e justaposição, a cor invisível, as sombras naturais. Construção do estudo de pintura (parte 01).

Aula 05 (Dia 23/05) - Os veículos oleosos para pintura, os óleos secativos e suas propriedades, o uso adequado dos médiuns para pintura conforme o resultado pretendido, com demonstrações e exercícios práticos. Construção do estudo de pintura (parte 02).

Aula 06 (Dia 24/05) – Construção do estudo (parte 03), estudos direcionados de cada pintura, com observação do estilo característico de cada artista.

Aula 07 (Dia 30/05) – Construção do estudo (parte 04), estudos direcionados de cada pintura, com orientações sobre a manufatura e produção dos vernizes tradicionais: suas composições e aplicações.

Aula 08 (Dia 31/05) – Finalização do estudo. Confraternização e entrega dos certificados.

 

Material incluído no valor do curso: Material de uso individual: um cavalete individual de mesa, uma tela artística em tecido para cada inscrito, um kit individual de 06 pincéis básicos sable touch para cada inscrito. Material de uso comum: paletas, colas/gomas e materiais minerais de base para preparação do apresto e imprimação, resinas naturais, óleos secativos (linhaça, papoula, nozes, cártamo), solventes artísticos, tintas à óleo artísticas, pigmentos artísticos, médiuns para veladuras e glazes, vernizes artísticos e seus respectivos aditivos nas variações do acabamento final de uma pintura.

 

Datas: 29/02 e 01/03 – 14/03 e 15/03 – 23/05 e 24/05 – 30/05 e 31/05

Horário: (sábado e domingo) das 10h às 15h (com intervalo para o almoço).

Investimento: R$ 1.600,00 à vista ou 4 x R$ 450,00 no cartão de crédito (todo material artístico está incluído no valor do curso).

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação.

 

 

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo

Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.

Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43 (sujeito a lotação).

Informações: (11) 99988-5128 (WhatsApp)

VAGAS LIMITADAS

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon

© 2019 Monalisa Conservação e Restauração de Bens Culturais

Endereço de Contato: Rua Ana Pereira Melo, 253 - CJ 1105. CNPJ: 55.488.258/0001-70 
ateliersilvanaborges@hotmail.com -  Telefone: (11) 99988-5128