Curso prático 2022:
Como se fazem as cores?
Apresentação: O curso abordará o estudo da matéria de que se faz a cor na pintura clássica a partir de pesquisas dos receituários de manuscritos medievais produzidos a partir do século XV que serviram ao longo da história da arte como referência aos artistas acerca da manipulação dos materiais e técnicas de pintura até a era moderna. O “Livro de Como se Fazem as Cores” é uma obra medieval escrita em português de origem do século XV, contendo uma compilação de receitas sobre os materiais utilizados em pintura.
A proposta do curso é orientar cada participante a partir do estudo e utilização prática dos materiais tradicionais a realizar um estudo de pintura em óleo sobre tela tendo como referência uma obra-prima à sua escolha com a observação do estilo e paleta característicos de cada pintor. O curso proporciona o aprendizado do uso dos diversos óleos secativos, pigmentos, médiuns e tintas profissionais, testando as variadas técnicas artísticas da pintura clássica, com a experiência prática das veladuras, esfumados, transparências e impastos, cujo domínio de resultado tornou as obras de arte produzidas pelos grandes mestres da pintura memoráveis. A partir de uma obra a sua escolha, cada participante irá reproduzir de forma orientada um trecho em detalhe de uma obra-prima de pintura em tela de um artista do período estilístico Barroco, com foco na produção artística entre o final do século XVI e meados do século XVIII.
Conteúdo teórico: Nesse curso iremos abordar os materiais artísticos e seus suportes até a origem da tinta a óleo. Todos os processos artísticos serão orientados passo-a-passo, desde o selamento e preparo da base da pintura, as características dos pigmentos e o papel dos aglutinantes, as qualidades dos médiuns, os vernizes e suas aplicações. Estudando a origem, composição e manipulação dos materiais, cada participante adquirirá mais segurança na escolha e utilização da grande gama de produtos artísticos existentes e disponíveis no mercado na atualidade. No caso de conservadores-restauradores, a compreensão das características dos materiais que constituem obra de arte, e de como a pintura é produzida, proporciona segurança quanto às tomadas de decisão pertinentes as diretrizes e metodologias escolhidas para o tratamento e conservação de uma pintura.
Público Alvo: público em geral interessado em realizar a construção da pintura em óleo sobre tela aprendendo as variantes de cada estilo e técnica. Não é necessário ter conhecimento prévio da prática em pintura.
Cronograma do curso prático:
Aula 01 - O suporte da pintura: estudo sobre o preparo do suporte da pintura, as diferentes imprimações e seu efeito óptico no resultado da cor final de uma obra. Construção da imprimação e fundo da obra de arte escolhida. As características dos ingredientes animal, vegetal e mineral e a sua coexistência no contexto de uma pintura.
Aula 02 - A escolha dos materiais: tintas, pigmentos (diferenciação das suas características conforme a sua origem), aglutinantes (vegetais e animais), resinas (naturais e sintéticas), vernizes (composição e aplicação), pincéis (origem, formatos e usos); um panorama dos materiais artísticos em suas respectivas diferenciações e aplicações. Estudo prático de antigos receituários de pintura à óleo em suas variantes.
Aula 03 – Etapa de início da reprodução de um detalhe em escala da obra-prima escolhida, com a referência de um artista do período estilístico barroco, do final do século XVI a meados do século XVIII, seguindo orientações estabelecidas em aula. Observação da construção da cor na obra de arte escolhida, a paleta do artista como sua assinatura.
Aula 04 - Linha e cor: a criação dos volumes em uma pintura bidimensional, luz e sombra no contraste claro/escuro. A construção óptica da cor por sobreposição e justaposição, a cor invisível, as sombras naturais. Construção do estudo de pintura (parte 01).
Aula 05 - Os veículos oleosos para pintura, os óleos secativos e suas propriedades, o uso adequado dos médiuns para pintura conforme o resultado pretendido, com demonstrações e exercícios práticos. Construção do estudo de pintura (parte 02).
Aula 06 – Construção do estudo (parte 03), estudos direcionados de cada pintura, com observação do estilo característico de cada artista.
Aula 07 – Construção do estudo (parte 04), estudos direcionados de cada pintura, com orientações sobre a manufatura e produção dos vernizes tradicionais: suas composições e aplicações.
Aula 08 – Finalização do estudo. Confraternização e entrega dos certificados.
Material incluído no valor do curso: Material de uso individual: um cavalete individual de mesa, uma tela artística em tecido para cada inscrito, um kit individual de pincéis básicos sable touch para cada inscrito. Material de uso comum: paletas, colas/gomas e materiais minerais de base para preparação da encolagem e imprimação, resinas naturais, óleos secativos (linhaça, papoula, nozes, cártamo), solventes artísticos, tintas a óleo artísticas, pigmentos artísticos, médiuns para veladuras e glazes, vernizes artísticos e seus respectivos aditivos nas variações do acabamento final de uma pintura.
Datas: aguardando agendamento
Horário: (sábado e domingo) das 10h às 15h (com intervalo para o almoço).
Investimento: R$ 1.800,00 à vista ou 8 x R$ 250,00 no cartão de crédito (esse valor inclui todo o material artístico que será utilizado no curso).
Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação.
ATENÇÃO: INSCRIÇÕES SUSPENSAS - CURSO ADIADO !
(Dúvidas: enviar e-mail para ateliersilvanaborges@hotmail.com)
Local do curso: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43 (sujeito a lotação).
Contato da professora: (11) 99988-5128 (apenas WhatsApp)