Expressões na Arte Sacra:

“O Manuscrito Medieval”

Apresentação: A história documentada (chamada também de história gravada) é uma parte da história humana que teve início no quarto milênio antes de Cristo, com a invenção da escrita. O curso abordará uma breve introdução ao surgimento dos códices com foco nos processos, materiais e técnicas para a confecção e pintura dos manuscritos sagrados na Idade Média.

 

Conteúdo teórico (dia 21/11 das 10h às 12h): O método de confecção dos manuscritos medievais em pergaminho, onde a imagem e palavra sempre estiveram associados. Um manuscrito, do latim manu (mãos) e scriptus (escrever) é um documento escrito ou copiado à mão sobre um suporte físico (similar ao papel) utilizando um instrumento (pena, cálamo, lápis ou caneta) e um meio (tinta). O pergaminho, de origem animal, foi um importante suporte da escrita utilizado na antiguidade ocidental, em especial na Idade Média, até a descoberta e consequente difusão do papel, uma invenção dos chineses.

 

Conteúdo prático (dia 21/11 das 13h às 15 horas e dia 22/11 das 10 às 15 horas): Pintura orientada na confecção de uma folha de manuscrito, seguindo os cânones do Scriptorium medieval com o método tradicional de douração e pintura das capitulares historiadas em folhas de papel pergaminho importadas, com demonstração da manufatura da tinta, seus aditivos e conservantes.

 

Material incluído no valor do curso: folha de papel pergaminho, pigmentos naturais, resinas e aglutinantes, pincéis e penas para escrita, folhas para douração, e todo material de suporte necessário para a realização do curso prático. Cada aluno receberá um kit individual de materiais de modo a lhe estimular a realização de trabalhos futuros. Não é necessária a experiência em pintura.

 

Datas: 21/11 e 22/11/2020 – sábado e domingo

Horário: das 10h às 15h com intervalo para o almoço

Investimento: R$320,00 (à vista) ou parcelado em 2 x de R$180,00 (todo material artístico está incluído no valor do curso). Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação.

 

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo

Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.

Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43 (sujeito a lotação).

Inscrições pelo site: http://www.ateliersilvanaborges.com

Informações: (11) 99988-5128 (WhatsApp)

VAGAS LIMITADAS

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon

© 2019 Monalisa Conservação e Restauração de Bens Culturais

Endereço de Contato: Rua Ana Pereira Melo, 253 - CJ 1105. CNPJ: 55.488.258/0001-70 
ateliersilvanaborges@hotmail.com -  Telefone: (11) 99988-5128