top of page

Basílica de Nossa Senhora Aparecida
e a obra de Cláudio Pastro

aparecida.png

Apresentação:

Cláudio Pastro (1948-2016) foi um artista plástico paulistano que se dedicou exclusivamente à arte sacra por 40 anos. Não só executou as pinturas de mais de 350 igrejas e capelas, como colaborou na concepção arquitetônica e ambientação litúrgica de espaços em muitos projetos. Sua produção como artista sacro se desenvolveu não apenas na pintura, mas também em outros suportes, tais como gravura, escultura, azulejaria, vitral, metal e joalheria. Considerado por especialistas o maior nome da arte sacra em seu tempo. Claudio Pastro enfatizava o divórcio existente, na arte sacra atual, entre a forma e o conteúdo. Em seus livros publicados, buscou aprimorar temas que trouxeram à tona os conceitos de Imagem, Espaço Sagrado, e sobretudo, Arte e Beleza, em concordância com os documentos do Concílio Vaticano II. Em 2001, a convite de D. Aloísio Lorscheider, foi oficializado como o único artista a dar andamento nas obras internas da Basílica de Nossa Senhora Aparecida. A proposta de Pastro para o Santuário Nacional era ter uma educação através do evangelho. Nesse espaço ele cria o grande jardim do Cântico dos Cânticos, que é uma imagem do paraíso perdido e reencontrado por nós em Jesus Cristo.

 

Objetivos:
Apresentar a adequação do projeto original de Benedito Calixto de Jesus Neto e percorrer o programa iconográfico proposto por Cláudio Pastro no espaço interior da basílica, e comentar o projeto de modernização externo das quatro fachadas.

 

Conteúdo abordado:

Com a renovação da liturgia cristã, teremos a partir do Concílio Vaticano II o surgimento na arquitetura e arte sacra de um movimento de retorno as fontes litúrgicas cristãs do primeiro milênio, cujo resgate, a obra de Cláudio Pastro foi pioneira. No programa iconográfico da cúpula e do presbitério da basílica, Cláudio Pastro realiza uma inculturação das tradições dos povos que formaram o Brasil. A inculturação é o processo de influência recíproca entre o cristianismo e os valores culturais de um determinado povo – propõe a intercomunicação fértil e necessária entre a liturgia cristã e a arquitetura e arte sacras contemporâneas, incorporando e externalizando elementos de  tradições e costumes brasileiros, em sintonia com os valores socioculturais das distintas regiões e povos do Brasil fazendo uma atualização das interfaces entre fé e cultura.

Programa do curso:

– 6h00 – saída do Museu de Arte Sacra de São Paulo
– 9h00 – previsão de chegada à Basílica de Nossa Senhora Aparecida
– 9h15 – descrição da arquitetura e pontos de interesse.
– 11h15 – Visita ao programa iconográfico no interior da basílica
– 12h30– Almoço (não incluso)
– 13h30 – Aspectos do mosaico (visita a cúpula e fachadas) – incluso ingresso
– 15h30 – Final da aula in loco e retorno a SP
– 19h00 – previsão de chegada ao Museu de Arte Sacra de São Paulo

Pré-requisito: Atividade destinada ao público interessado em geral, arquitetos, artistas, historiadores e pesquisadores da arte e arquitetura sacra cristãs.

Data: dia 21 de outubro de 2025
Horário: das 9h00 às 15h30
Chegada ao MAS – previsão 19h00
Saida do estacionamento do Museu as 6h00  – Rua Jorge Miranda, 43
Vagas: 20 alunos
Investimento –  R$ 370,00 à vista
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br 
Informações:(11)-3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Incluso: Transporte – ida e volta – Van

DOCENTE

Silvana Borges é mestre em Arquitetura, Urbanismo e Design pelo Centro Universitário Belas Artes em São Paulo; graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Conservação e Restauro de Arte Sacra, Arquitetura e Pintura de Cavalete, atuando profissionalmente na preservação do patrimônio artístico e cultural com foco na imaginária sacra (madeira, gesso e terracota) e restauro arquitetônico de pinturas murais. Destaca-se a sua atuação no processo de conservação e restauração no Museu Paulista (Ipiranga/SP) dos 18 marouflages que contornam a sanca no alto da escadaria principal do edifício monumento. Docente do Museu de Arte Sacra de São Paulo desde 2014 ministrando cursos teórico-práticos com estudos iconográficos e das metodologias de pintura tradicionais a base de temperas (caseína, ovo, cola animal, etc). Integra o grupo de pesquisa de Estética & Arte Sacra (FSB-SP). Profissional associada ao CAU, ICOM, ANTECIPA e CEIB. Traçando um panorama de sua produção artística desde 1988 até os dias atuais, pode-se perceber claramente a evolução e alterações de técnica de seu trabalho e das diferentes interpretações dadas sobre variados temas com obras catalogadas e várias premiações, inclusive pela sua atuação literária com o recente “Prêmio 2020 Diamonds of Arts” na Áustria e premiação na “91ª Feira do Livro de Lisboa” em 2021, é autora de contos infantis publicados em coletâneas com lançamento no Brasil e exterior em traduções para o inglês, espanhol, francês e alemão.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8855905584185083

 

Bibliografia

CNBB 113. Orientações para adequação litúrgica, restauração e conservação das igrejas. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, 2021.

PASTRO, Cláudio. A arte no Cristianismo. São Paulo: Ed. Paulus, 2010.

PASTRO, Cláudio. O Deus da Beleza. São Paulo: Paulinas, 2012.

PASTRO, Cláudio. Teologia do Espaço. São Paulo: Grafa Editora, 2006.

PASTRO, Cláudio. Guia do Espaço Sagrado. São Paulo: Loyola, 1999.

PASTRO, Cláudio. Arte Sacra. O Espaço Sagrado Hoje. São Paulo: Loyola, 1993.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon

Faça parte da nossa lista de emails

© 2019 Monalisa Conservação e Restauração de Bens Culturais

Endereço de Contato: Rua Ana Pereira Melo, 253 - CJ 1105. CNPJ: 55.488.258/0001-70 
ateliersilvanaborges@hotmail.com -  Telefone: (11) 99988-5128

bottom of page